A seguir reproduzimos parte da matéria publicada nas páginas 33 e 34 da revista Segurança & Defesa, na edição nº 86, autoria de Renato Henrique Guimarães Dias, cujos dados foram compilados de nossa seção "Defesa Global", o que muito nos honra, pois a citação em uma revista especializada de reconhecida credibilidade é um importante aval ao nosso trabalho:


"A Tabela nº1 mostra o efetivo total de militares no serviço ativo das Forças Armadas de alguns países do mundo(1), bem como sua distribuição pelo Exército, pela Marinha e pela Força Aérea, nos anos de 2002 e 2003. Os dados estão disponibilizados em ordem decrescente com base no efetivo total e cada país. Em 2002, o Brasil era o país que possuía o 15º maior efetivo militar do mundo. Uma posição razoavelmente boa, se levarmos em conta que naquele ano o mundo possuía 204 países, territórios semi-independentes ou entidades reconhecidas oficialmente pela ONU.
Essa posição fica mais confortável com a análise dos países que se encontram em posição superior à nossa. Os Estados Unidos não passaram nenhum período superior a 20 anos, desde 1945, sem participar de alguma guerra. Índia e Paquistão vivem em tensão pela disputa da região da Caxemira, desde a independência de ambos em 1947. Coréia do Norte e Coréia do Sul são países em armistício desde 23 de julho de 1953, sem nenhum acordo de paz assinado até agora. Rússia e Alemanha ainda guardam muito das características militares adquiridas na época da Guerra Fria e, embora tenham iniciado programas de desmobilização de efetivos após 1989, os programas caminham a passos bem lentos. Taiwan vive constante ameaça de ser re-anexada pela China, que vê esta ilha como uma província rebelde. Dessa forma, oito países que ocupam posição superior ao Brasil em termos de efetivo se encontram em situação belicosa, mesmo que não formalmente declarada."

"NOTAS
(1) Informações obtidas na internet em http://www.militarypower.com.br/mundo.htm, baseadas no The Military Balance 2002/2003 do International Institute for Strategic Studies. No efetivo total das Forças Armadas dos Estados Unidos estão incluídos mais 171.000 militares do U. S. Marine Corps e, no da Rússia, mais 149.000 militares das Strategic Nuclear Forces.
(2) Informações obtidas na internet no endereço http://unstats.un.org/unsd/ demographic /products/dyb/DYB2003/Table05.pdf, que reproduz a Table 05 – Estimates of mid-year population: 1994-2003, do Demographic Yearbook 2003, elaborado pela Organização das Nações Unidas. Os dados relativos à população estimada da Coréia do Norte, Malásia e Taiwan no meio do ano de 2002 não se encontravam disponíveis na tabela da ONU, sendo utilizado, nestes casos, aqueles disponíveis no endereço http://www.umsl.edu/services/govdocs/wofact2002/index.html, que reproduz o The World Factbook 2002, elaborado pela Central Intelligence Agency dos Estados Unidos.
(3) Informações obtidas na internet no endereço http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/rankorder/2147rank.html, que reproduz o Rank Order - Area do The World Factbook 2002, elaborado pela Central Intelligence Agency dos Estados Unidos.
(4) Os valores citados nas colunas efetivo médio “mundial” e diferença no efetivo para as demais Forças foi calculado pela diferença entre o valor das Forças Armadas e o do Exército.
(5) Esse dado foi tirado da reprodução do The Military Balance 2003/2004 do International Institute for Strategic Studies, pg. 175."



                                 www.militarypower.com.br                                   eXTReMe Tracker
                       A sua revista de assuntos militares na internet