Programa
F-5EM Tiger II
Os
caças F-5E Tiger II formam a espinha dorsal de nossa Força
Aérea. Fabricados pela empresa americana Northrop, foram adquiridas
em 1975 no primeiro lote 36 unidades monoplace(F-5E) e 6 unidades do
modelo biplace (F-5B) todos novos de fábrica. Anos mais tarde,
em 1988, foi feita a aquisição de um segundo lote de 22
caças F-5E e seis F-5F usados do estoque da USAF. As perdas operacionais
ao longo destes trinta anos de serviço ininterrupto reduziu a
frota para 46 unidades. Ciente da importância do versátil
caça para a defesa aérea do país e da necessidade
de dotá-lo com um radar e aviônicos mais avançados,
para que pudesse melhor cumprir sua missão de superioridade aérea,
interdição e ataque ao solo, a FAB iniciou em 2001 um
programa de modernização das aeronaves, orçado
em US$ 285 milhões, sob responsabilidade da brasileira Embraer
em parceria com a israelense Elbit Systems. Em setembro de 2005 foi
apresentado ao público o primeiro F-5E Tiger II modernizado,
agora designado oficialmente como F-5EM e até o final do ano
outros onze estarão operacionais. Pelo cronograma, em 2006 mais
dezoito caças entrarão em serviço e por fim, em
2007, os últimos dezesseis F-5M voltarão para seus esquadrões,
prontos para voarem no estado da arte por pelo menos mais dez anos.
Cada caça será equipado com um avançado radar multimodo
italiano FIAR Grifo-F pulso Doppler, com capacidade look-up e look-down
e alcance de 60 km, possibilitando a utilização de mísseis
ar-ar BVR e bombas inteligentes guiadas por GPS ou laser; dois computadores
de missão que recebem e analisam os dados de todos os sensores
da aeronave; painel digital com telas de cristal líquido (LCD);
sistema HOTAS que reúne os principais comandos no manche e na
manete de potência; moderno HUD (Head-UP Display) que permite
ao piloto controlar os parâmetros de vôo e de combate sem
desviar o olhar do ambiente externo; instrumentos compatíveis
com o uso de óculos de visão noturna (NVG); os pilotos
poderão contar com capacetes com sistema de mira (HMD - Helmet
Mounted Display), modelo Dash da Elbit System; rádios digitais
V/UHF Rohde & Schwartz com datalink, garantindo comunicações
totalmente seguras; sistema de alerta radar (RWR) da israelense Eslira;
sistema de navegação Inertial/GPS Rockwell H-764G a laser
e um avançado computador de vôo. Enfim, com a chegada do
F-5EM Tiger II a FAB entra em uma nova era, operando um caça
com sistemas de última geração, que aliados à
sua reconhecida manobrabilidade e diversidade de emprego, permitirá
prover uma adequada defesa de nosso espaço aéreo. |
Fotos
Cockpit
Desenho de 3 vistas
Dados técnicos
Origem |
Estados
Unidos |
Velocidade |
1.743 km/h (Mach 1,6) |
Dimensões |
comprimento: 14,1 m / envergadura: 8,1 m / altura: 4,0 m |
Peso
|
11.214 kg (máximo na decolagem) |
Alcance |
2.480 km (com máximo de combustível) |
Motores |
2 turbinas GE J85-21A, com potência de 22 KN |
Armamento |
Mísseis
ar-ar BVR, armas inteligentes, foguetes, bombas convencionais e um canhão de 20mm |