Brasil: a Força Aérea após
a assinatura do contrato para a aquisição de 36 unidades
do caça sueco Gripen
NG, negociou um pacote de armamentos para ele, que inclui mísseis
ar-ar Iris-T e A-Darter,
e bombas guiadas Spice-250 e Spice-1000. O avião de transporte
KC-390, desenvolvido pela Embraer, iniciou sua campanha de ensaios
em voo, porém por falta de recursos o cronograma deve que
ser alterado, atrasando o seu desenvolvimento e as primeiras entregas.
Os mísseis anti-radiação MAR-1 e ar-ar A-Darter
preparam-se para iniciar sua vida operacional na FAB, com boas perspectivas
de sucesso de exportação. A modernização
dos caças A-1M (AMX) também sofreu alterações
em seu cronograma e diminuiu-se o número de aeronaves a serem
atualizadas. Aguarda-se a entrega das 3 aeronaves de transporte
C-295 Airbus configuradas para missões SAR, sendo designados
SC-105. Até o momento foram incorporados cerca de vinte e
seis unidades do helicóptero H225M Caracal para as três
Forças, de um total de cinquenta encomendados. A mais nova
aeronave de transporte da FAB é um Boeing 767 arrendado a
uma empresa civil designado C-767 com matrícula 2900; o Exército
Brasileiro adquiriu mais um pequeno lote do blindado de transporte
sobre rodas VBTP
Guarani para manter a linha de produção ativa
e iniciou os estudos para uma versão 8x8 armada com canhão
de 90 ou 105 mm. Foi contratada junto a BAE Systems a modernização
de 236 unidades do blindados M-113B que se somarão aos 150
já modernizados. Aguarda-se a chegada dos primeiros canhões
autopropulsados M-109A5 dos 36 adquiridos dos estoques do US Army.
Os trabalhos de modernização dos helicópteros
HM-1 Pantera e HA-1
Fennec / Esquilo continuam, mas devido aos cortes de verbas o cronograma
de entregas foi alongado. O rifle de assalto Imbel IA2, de 5,56
mm foi escolhido como arma padrão do EB e deverá ser
encomendado em quantidades consideráveis nos próximos
anos. Foram adquiridas algumas unidades do UAV tático FT-100.
O desenvolvimento do míssil de cruzeiro AV-TM-300 avança
dentro do programa Astros 2020; a Marinha completou sua dotação
de seis helicópteros novos Seahawk
S-70B para combate antissubmarino, com possibilidade de aquisição
de mais duas unidades. Continua o desenvolvimento do míssil
antinavio MANSUP, com envolvimento de empresas brasileiras e da
européia MBDA. Finalmente foi adquirido o navio LPD Siroco
da Marinha francesa, que já se encontra incorporado ao serviço
ativo, agora designado NDM-40
Bahia, uma belonave bem conservada e muito importante
para a projeção de força, apoio a operações
no exterior e assistência humanitária em caso de catástrofes
naturais. De interesse das Forças Armadas por ter um canal
de comunicações militares exclusivo, o lançamento
do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) é
aguardado para o próximo ano.
Colômbia: a Força Aérea estuda
a aquisição de novos caças de superioridade
aérea, com ofertas de aeronaves F-16, Rafale e Gripen, com
a tendência de que seja escolhida a de procedência americana.
Pretende também substituir as aeronaves de treinamento avançado,
sendo um candidato o M-346 da Aermacchi; o Exército incorporou
32 blindados 8x8
LAV III, que é um veículo originado do Mowag Piranha
suíço. Há muito se fala da possibilidade de
dotar o Exército com um moderno carro de combate, hoje inexistente
em seu inventário, mas nada de concreto foi definido até
o momento; A Marinha já incorporou dois navios-patrulha OPV-80,
projeto da Fassmer alemã e fabricados no país pela
COTECMAR, um terceiro está em construção e
mais três deverão ser encomendados nos próximos
anos. Estuda um projeto para incorporar até oito fragatas
modernas de 6.000 ton de deslocamento até o ano de 2035,
ainda sem desenho ou fornecedores definidos. Pretende-se adquirir
helicópteros médios Bell 412 e SH-60R Seahawk especializados
em guerra antissubmarino para dotar os futuros navios escolta e
os OPV ora em construção.
Chile: a Força Aérea anunciou a encomenda
de seis helicópteros S-70i Black Hawk novos de fábrica,
para dotar o Grupo de Aviação nº5. Foi recebido
um novo avião de transporte/REVO KC-130R Hercules. A dotação
dos helicópteros utilitários Bell 412 está
completa, agora com dezesseis aeronaves; o Exército estuda
adquirir um novo lote de carros de combate Leopard 2A4 para padronizar
suas unidades blindadas. Há estudos para incorporar aeronaves
de transporte de médio porte, com preferências para
o Airbus C-295M ou o C-27J Spartan; A Marinha incorporou a quarta
unidade do navio-patrulha OPV-80
classe Piloto Pardo, construído no país
pelo estaleiro ASMAR, com intenção de encomendar mais
duas unidades em futuro próximo. Os dois aviões de
patrulha marítima P-3ACH Orion passarão por uma modernização
que estenderá sua vida útil em mais 15.000 horas aproximadamente.
Peru: a Força Aérea ainda está
incorporando os aviões de treinamento KAI KT-1P, de origem
sul-coreana mas que estão sendo montados no país,
com 16 entregues de um total de 20 encomendados. Com o recebimento
dos quatro aviões de transporte C-27J Spartan estima-se que
a FAP venha a encomendar mais oito unidades para padronizar sua
frota, substituindo os antigos An-32 russos; o Exército ainda
planeja mobiliar suas unidades blindadas com um moderno carro de
combate, e embora alguns modelos já tenham sido testados
não há qualquer definição sobre o assunto.
De concreto foram encomendados 27 unidades do lança-foguetes
chinês MRLS Type 90BM, além de terem sido incorporados
615 caminhões militares em diversas versões. Concluída
também a incorporação dos 24 helicópteros
Mil Mi-171Sh-P adquiridos
novos de fábrica; a Marinha vive a expectativa da incorporação
dos dois navios multi-propósito da classe Makassar,
que estão sendo construídos no país pelo estaleiro
SIMA e serão batizados como BAP Pisco e BAP Paita.
Estão em fase de recebimento pela Aviação Naval
os cinco helicópteros Kaman SH-2G
Super Seasprite, que incrementarão as capacidades de
vigilância e busca e salvamento (SAR). Estuda-se a possibilidade
de se converter os dois aviões Fokker F-50 para atuarem na
função de patrulha marítima. O governo peruano
encomendou por US$ 200 milhões e já se encontra em
órbita terrestre desde setembro, o satélite de observação
PerúSAT-1 que conta com um sensor ótico capaz de produzir
imagens com resolução de 70 cm, a mais avançada
da América Latina.
Venezuela: Devido à grave crise financeira
por que passa o país, as novidades basicamente se restringem
ao recebimento dos equipamentos encomendados em anos anteriores
e a maioria dos projetos de aquisição de novas armas
está em compasso de espera ou foram simplesmente cancelados.
Os planos para a compra de mais 24 caças de superioridade
aérea, sendo estudados os aparelhos Sukhoi Su-35, Dassault
Rafale e J-10B,
continuam mas sem perspectivas positivas; A encomenda de 24 aviões
de treinamento avançado Hongdu L-15 Falcon está suspensa
por falta de recursos. Apenas seis aeronaves de treinamento K-8W
Karakorum foram compradas recentemente; a Marinha encomendou 20
navios ao estaleiro holandês Damen, sendo seis navios de patrulha
oceânicos, seis navios de patrulha costeira e oito embarcações
com tarefas de logística e transporte de cargas, que provavelmente
sofreram atraso em seus cronogramas de entrega; o Exército
continua incorporando os equipamentos de origem russa, como os carros
de combate T-72 S1, os blindados 8x8 BTR-80A, os blindados anfíbios
BMP-3, lançadores múltiplos de foguetes (MRLS) Grad-21
e Smersh. Já estão operacionais os sistemas de defesa
anti-aérea Buk-M1 e S-125 Pechora-2M, também de fabricação
russa. Continua pendente a aquisição de dez helicópteros
de ataque Mil Mi-28NE,
sem previsão para sua concretização.
Argentina: o governo adquiriu novos radares 3D
para complementar a rede de controle do espaço aéreo
argentino. A Força Aérea necessita urgentemente recompor
sua aviação de caça e vem analisando diversas
ofertas de aeronaves de segunda mão, porém tem esbarrado
na crônica falta de verbas; O Exército está
buscando no mercado internacional um lote de helicópteros
UH-60 Black Hawk
usados, para substituir alguns dos antigos Huey UH-1H de sua Aviação,
que recentemente incorporou 20 helicópteros Agusta AB-206
usados, que pertenciam aos Carabinieri italianos. Foi assinado com
as empresas israelenses IMI, Elbit e Tadiram um contrato para a
modernização de 74 carros
de combate TAM para o padrão 2C e entre os itens a serem
atualizados figura a troca de sistema hidráulico original
da torreta de armas por um sistema totalmente elétrico, a
substituição dos sistemas de pontaria e ópticos
de visualização ultrapassados por tipos de última
geração, os sistemas de alerta laser, gerenciamento
de informação de combate diurno e noturno em tempo
real e comunicações, bem como blindagem adicional
em partes da estrutura.
Inalterado o intercâmbio entre as diversas Forças Armadas
do continente através de operações e exercícios
aéreos conjuntos, como COLBRA (Colômbia/Brasil), VENBRA
(Venezuela/Brasil), GUARANI (Argentina/Brasil), PERBRA (Peru/Brasil)
e CRUZEX, que ajudam a padronizar os procedimentos e estreitar os
laços de amizade entre as Forças Aéreas.
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