Armas de Guerra | |
V-22 Osprey - Estados Unidos
O Bell Boeing V-22 Osprey é uma aeronave de transporte militar e carga, tiltrotor (aeronave que gera sustentação e propulsão por meio de um ou mais rotores montados em eixos rotativos, geralmente nas extremidades de uma asa fixa), com capacidades VTOL (decolagem e pouso vertical) e STOL (decolagem e pouso curtos). Ele foi projetado para combinar a funcionalidade de um helicóptero convencional com o desempenho de cruzeiro de longo alcance e alta velocidade de uma aeronave turboélice. O fracasso da "Operação Eagle Claw", a missão de resgate de reféns do Irã, em 1980, demonstrou aos militares americanos a necessidade de "um novo tipo de aeronave, que pudesse não apenas decolar e pousar verticalmente, mas também transportar tropas de combate e fazê-lo em alta velocidade". Além disso, uma força concentrada é vulnerável a uma única arma nuclear. Soluções aéreas com alta velocidade e alcance permitem sua rápida dispersão para reduzir essa vulnerabilidade. Então, o Departamento de Defesa (DoD) iniciou um programa para desenvolver uma aeronave de transporte inovadora com capacidades de longo alcance, alta velocidade e decolagem vertical, e o programa JVX (Joint-service Vertical take-off/landing Experimental) começou oficialmente em 1981, onde uma parceria entre a Bell Helicopter e a Boeing Helicopters receberia o contrato para seu desenvolvimento. A aeronave JVX foi designada V-22 Osprey em janeiro de 1985; em março daquele ano, os primeiros seis protótipos estavam sendo produzidos. O trabalho de produção é dividido: a Bell Helicopter fabrica e integra a asa, naceles, rotores, sistema de propulsão, superfícies de cauda e rampa traseira, bem como integra os motores Rolls-Royce e realiza a montagem final; a Boeing Helicopters fabrica e integra a fuselagem, cabine, aviônicos e controles de voo. O V-22 voou pela primeira vez em 1989 e começou os testes de voo e alterações de projeto; a complexidade e as dificuldades de ser o primeiro tiltrotor para o serviço militar levaram a muitos anos de desenvolvimento. Em 3 de maio de 1986, a Bell Boeing recebeu um contrato de US$ 1,714 bilhão para o V-22 da Marinha dos EUA. Nesse ponto, todos os quatro serviços militares dos EUA tinham planos de aquisição para a aeronave. Mas logo depois o Exército deixou o programa, citando a necessidade de concentrar seu orçamento em programas de aviação mais imediatos. Atualmente o US Army tem planos de adquirir o tiltrotor V-280 Valor, ainda em fase de desenvolvimento pela Bell Helicopters. O US Marine Corps (USMC) começou o treinamento de suas tripulações para o MV-22B Osprey em 2000 e o implantou operacionalmente em 2007, iniciando a substituição de seus CH-46 Sea Knights. A US Air Force (USAF) lançou sua versão, o CV-22B, em 2009. Desde sua entrada em serviço com essas Forças, o Osprey foi empregado em operações de transporte e evacuação médica no Iraque, Afeganistão, Líbia e Kuwait. A Marinha dos EUA começou a usar o CMV-22B para tarefas de entrega a bordo de porta-aviões em 2021.
CV-22B: Variante da US Air Force para o Comando de Operações Especiais. Conduz missões de operações especiais de longo alcance e é equipado com tanques de combustível extras nas asas, um radar de acompanhamento de terreno AN/APQ-186 e outros equipamentos, como o AN/ALQ-211 e o AN/AAQ-24 Nemesis Directional Infrared Counter Measures. A capacidade de combustível é aumentada em 588 galões (2.230 L) com dois tanques internos nas asas; três tanques auxiliares (200 ou 430 gal; 760 ou 1.630 L) também podem ser adicionados à cabine. O CV-22 substituiu o MH-53 Pave Low. MV-22B: Variante do US Marine Corps, a força líder no desenvolvimento do V-22. Versão de transporte de tropas de assalto, equipamentos e suprimentos, capaz de operar a partir de navios ou aeródromos expedicionários em terra. Ele substituiu as frotas CH-46E e CH-53D. CMV-22B: Variante da Marinha dos EUA para a função de entrega de cargas a bordo de porta-aviões, substituindo os veteranos C-2 Greyhound.
|