Submarinos
U212 / U214 - Alemanha |
Os submarinos de ataque Tipo 212 estão sendo construídos pela Howaldtswer-Deutsche Werft GmbH (HDW) de Kiel e pela Thyssen Nordseewerke GmbH (TNSW) de Enden para atender uma encomenda da Marinha alemã de quatro submarinos, com o primeiro sendo comissionado em 2004. A HDW é responsável pelas seções de proa e montagem da primeira e terceira unidade, e a TNSW pelas seções de popa e montagem da segunda e da quarta unidade. O U-212 está equipado com um avançado Sistema de Controle de Armas e Comando, o qual está interligado aos sensores, radares e sistemas de navegação, baseado em um computador de alta performance, o MSI-90U fornecido pela Konsberg Defense, da Noruega. Seus principais sensores são: o sonar DBQS, de corpo cilindrico, para detecção de sons de média frequência; o TAS-3, rebocado, para baixa frequência; o FAS-3, no flanco, para baixa/média frequência e o sonar MOA 3070 para detecção de minas. O periscópio de busca é o SERO 14 Zeiss Optronik e o de ataque é o SERO 15 com telêmetro a laser. A propulsão combina o tradicional sistema diesel-elétrico com um de jatos de ar, composto de nove células de combustível PEM (Polymer Eletrolyte Membrane), que funcionam com oxigênio e hidrogênio, para travessias silenciosas a baixa velocidade. Possui seis tubos de torpedos, dispostos em dois grupos de três, equipados com sistema de lançamento por jatos de água. (Para
ver o interior do submarino U-212 passe o mouse sobre a imagem)
A
HDW está desenvolvendo o Tipo 214, uma versão melhorada
do Tipo 212. Sua profundidade máxima pode ultrapassar os 400 metros,
devido à utilização de materiais mais resistentes
à pressão, o comprimento do casco é de 65 metros
e seu deslocamento chega a 1.700 ton. Quatro de seus oito tubos de torpedos
poderão disparar mísseis também. Novos modelos de
células PEM permitirão ao Tipo 214 permanecer submerso por
mais de duas semanas. A forma de seu casco foi otimizada para melhorar
sua hidrodinâmica e suas características stealth, combinada
com uma propulsão de baixo ruído, que diminuirá sua
assinatura acústica. As
Marinhas da Grécia e da Coréia do Sul encomendaram três
unidades do U-214 cada uma. |
Origem
|
Alemanha
|
Tripulação
|
27
homens (U-212) / 30 homens (U-214)
|
Dimensões
|
comprimento: 56 m (U212) / 65 m (U214) / boca: 7 m / calado: 6 m
|
Velocidade
|
12
nós (22 km/h) na superfície e 20 nós (36 km/h) submerso
|
Alcance
|
8.000
mn (U212) / 12.000 mn (U214)
|
Deslocamento
|
1.500
ton (U-212) / 1.700 ton (U-214), na superfície
|
Propulsão
|
diesel-elétrica
(motor MTU 16V396) e a jatos de ar
|
Armamento
|
6
tubos para torpedos (U-212) e 8 tubos (U-214)
|