AS 532 Cougar / Super Puma - França


Fabricado pela empresa Eurocopter, a família de helicópteros biturbina Cougar está a serviço de 28 forças aéreas, 8 exércitos e 5 marinhas em todo o mundo, com mais de 350 unidades vendidas. Evolução do excelente helicóptero de emprego geral Puma, desenvolvido pelos franceses na década de 70, o AS 532 Cougar está equipado com motores mais potentes, tem um nariz mais longo, novo trem de pouso, rotor mais eficiente, pás de fibra de vidro e aviônicos de última geração. Sua estrutura quase toda em materiais compostos, tem um alto nível de resistência a impactos e redundância dos sistemas vitais. Foi projetada para garantir a sobrevivência de seus ocupantes a uma eventual queda a velocidade de até 11 m/s, com reforços estruturais que absorvem a energia do choque. O tanque de combustível é autoselante, com sistema de alimentação cruzado, que permite a continuidade do abastecimento mesmo se um dos circuitos falhar. O rotor principal e o rotor de cauda são feitos de Spheriflex, material altamente resistente, suportando impactos de canhões de 20 mm ou metralhadoras de 12,7 mm. A aeronave foi projetada para cumprir uma variedade de missões como transporte de tropas (25 soldados equipados), operacões especiais, busca e salvamento, vigilância marítima, combate SAR e evacuação médica (6 macas).



Passe o mouse sobre as turbinas do AS 532 Cougar para visualizá-las em detalhe.

O Cougar possui um "all-glass cockpit" com seis displays de cristal líquido de matriz ativa: quatro displays multi-função de 15x20 cm e dois de 10x12,5 cm, podendo ser configurados com os requerimentos operacionais de vôo, navegação e parâmetros da missão, integrados pelo AHCAS (Advanced Helicopter Cockpit and Avionics System). Está equipado com radar Doppler, FLIR para dia e noite, GPS e sistema de navegação inercial. Pode ser armado com metralhadoras de 7.62 mm, canhões de 20 mm ou lançadores de foguetes. As contramedidas eletrônicas incluem receptor de alerta radar, alerta de designador laser, aviso de aproximação de mísseis e dispensadores de chaff e flares. O Cougar é impulsionado por duas turbinas Turbomeca Makila 1A2, com empuxo unitário de 1800 hp.
As forças armadas do Brasil possuem um total de 24 unidades assim divididas: sete AS-332 Super Puma (Marinha), nove AS-332 Super Puma (FAB) e oito AS-532 Cougar (Exército). Recentemente foi assinado um contrato com a Eurocopter para a produção no Brasil de 50 unidades do modelo EC 725 Cougar, a serem distribuídos entre as três Armas.

Usuários principais: França, Brasil, Argentina, Chile, Alemanha, Grécia, Japão, África do Sul, Espanha, Turquia, Suécia, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Venezuela, Jordânia, Kuwait, Indonésia, Holanda, Cingapura, México, Emirados Árabes Unidos, Equador, Tailândia, Suíça e China.



Origem
França
Tripulação
2 homens
Dimensões
comprimento: 18,7m / altura: 4,9 m
Velocidade
304 km/h
Alcance
570 km
Peso
9.350 kg
Motores
2 turbinas Turbomeca Makila 1A2, de 1.800 hp cada uma
Armamento
Metralhadoras de 12,7 mm, canhão de 20 mm e lançadores de foguetes.


                                 www.militarypower.com.br                                   eXTReMe Tracker
                       A sua revista de assuntos militares na internet