Caça
F-117 Night Hawk - Estados Unidos |
Nos anos 70 o Advanced Development Projects Office da Lockheed, também conhecido como "Skunks Works", foi encarregado de desenvolver um avião de ataque com baixa assinatura radar. O protótipo "Have Blue" parecia uma versão reduzida do F-117A. Os testes levaram ao programa "Senior Trend" para a fabricação da aeronave experimental em escala real. O primeiro caça "stealth" (furtivo) levantou vôo em 18 de junho de 1981, do ultra secreto campo de testes de Groom Dry Lake. Em outubro de 83 o 4.450º Tactical Group foi declarado operacional na base de Nellis, Nevada. Os treinos eram realizados à noite envoltos em total sigilo, e nesta fase dois acidentes fatais ocorreram. Somente em 1988 o Departamento de Defesa reconheceu a existência do F-117. Este é sem dúvida o avião com aspecto mais estranho que jamais voou, mas a sua silhueta multi facetada como a de um diamante é que o tornam "invisível", refletindo as ondas do radar em várias direções, fazendo com que se mostre nas telas inimigas como um pequeno sinal que aparece e desaparece rapidamente. As entradas de ar estão cobertas com uma espécie de malha e a fuselagem é pintada com material sono-absorvente, para atenuar a reflexão de energia. A assinatura térmica também é pequena graças aos motores sem pós-combustão, cujos gases de escape passam por uma estrutura que os mistura com o ar frio do exterior arrefecendo-os. As asas estão dispostas num ângulo de 67º para diminuir a seção transversal do avião, suas derivas em forma de "V" funcionam como lemes de profundidade e como lemes de direção.
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Origem
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Estados
Unidos
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Carga
bélica
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2.260
kg
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Dimensões
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envergadura: 13,2 m / comprimento: 20 m / altura: 3,7 m
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Velocidade
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1.000
km/h (estimada)
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Alcance
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4.000
km (máximo, com tanques externos)
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Peso
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23
toneladas
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Motores
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2
turbinas GE 404, com empuxo unitário de 48 KN
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Armamento
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Praticamente
todas as armas do arsenal da USAF
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