Blindado BTR-80 - Rússia

Produzido pela empresa russa Arzamas, o veículo blindado de transporte de tropas BTR-80 8x8 entrou em serviço no Exército russo em 1984 e desde então tem sido usado em inúmeros conflitos, por vários países ao redor do mundo, inclusive em operações de paz da ONU. Ao longo do tempo foram desenvolvidas outras versões do BTR-80: veículo de reparo e reboque BREM-K; ambulância blindada BMM; veículo de reconhecimento nuclear e químico RkhM-4-01; e canhão de 120 mm auto-propulsado 2S23 Nona SVK. Totalmente anfíbio o BTR-80 está preparado para carregar dez combatentes: comandante, motorista/mecânico, atirador e sete soldados. Possui sete pequenas aberturas laterais, além de escotilhas blindadas na parte superior que permitem o tiro de dentro do veículo, sem que se exponham ao fogo do inimigo. Está equipado com total proteção NBQ (nuclear,biológica e química), sistema automático de combate a incêndios, esquema de camuflagem e guincho para reboque. A blindagem frontal oferece proteção contra munição perfurante de 12,7mm, as partes superior e inferior do casco podem resistir a munição perfurante de 7.62mm. Dotado de uma torre modelo BPU-1, com duas metralhadoras coaxiais, uma KPTV de 14,5mm e uma PKT de 7.62mm, com giro de 360º e elevação de até 60º pode prover apoio de fogo a unidades de infantaria, destruição de alvos não blindados e defesa anti-aérea aproximada. Conta ainda com seis lança-granadas fumígenas, três de cada lado da torre. O sistema automático de controle da pressão dos pneus permite que o BTR-80 rode por cerca de 200 km mesmo depois de perfurados por munição leve.



Passe o mouse sobre a parte frontal do veículo para visualizar o interior da cabine de comando.

Com capacidade "qualquer terreno" pode acompanhar colunas de carros de combate, transpor trincheiras ou fossos com largura de 2m, operar em temperaturas de até 50º C e em altitudes de mais de 3.000m acima do nível do mar. Seu motor é um Kamaz 7403 diesel, de oito cilindros refrigerado a água, com potência de 260 hp, permitindo que o BTR-80 atinja uma velocidade máxima de 80 km/h em estradas pavimentadas e 9 km/h na água. O posicionamento traseiro do motor obriga os soldados a desembarcarem através de portas laterais, situadas entre o segundo e terceiro eixos, ou pelas escotilhas do teto. A versão posto de comando e controle é conhecida como BTR-80K possui o mesmo armamento, mas inclui ainda dois rádios VHF-173, antena UHF, interrogador IFF automático, sistema de navegação TNA-4, imageador noturno TNP-165A e periscópio para artilharia PAB-2M. A mais recente versão do veículo de transporte de tropas é o BTR-80A, em serviço desde 1994, equipado com canhão automático 2A72 de 30mm com cadência de 300 tiros/min podendo disparar munição tipo AP-T (perfurante traçante), HEF-I (alto explosivo de fragmentação) e HE-T (alto explosivo traçante), além de uma metralhadora coaxial PKT de 7.62mm. Com mais de mil unidades fabricadas, o BTR-80 está em serviço na Rússia e em mais de 20 países, entre eles Turquia, Coréia do Sul, Finlândia, Hungria, Estônia, Ucrânia, Afeganistão, Costa do Marfim, Sri Lanka e Coréia do Norte.



Origem
Rússia
Velocidade
90 km/h
Dimensões
comprimento: 7,7 m / largura: 2,9 m / altura: 2,8 m
Peso
14 toneladas
Alcance
600 km
Motor
Kamaz 7403, com potência de 260 hp
Tripulação
2 tripulantes + 8 soldados


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