Submarino
classe Scorpene - França |
Projeto conjunto dos estaleiros DCN francês e Navantia espanhol, os submarinos da classe Scorpene têm concepção avançada com características stealth (furtivas), cuja estrutura possui poucos apêndices deixando seu desenho "limpo", extremamente hidrodinâmico e silencioso, mesmo medindo cerca de 64 metros e deslocando quase 1.600 toneladas. Aços especiais utilizados em sua fabricação reduzem o peso do casco de pressão, permitindo carregar mais combustível e munição, conferindo-lhe maior autonomia e poder de combate. O elevado nível de redundância de seus principais sistemas visam possibilitar uma média de 240 dias de mar por ano, com capacidade de efetuar mergulhos a mais de 300 metros de profundidade, uma liberdade tática até hoje inédita em submarinos convencionais. Muitos dos equipamentos internos são montados sobre sustentações elásticas do tipo "shock-resistant" comuns em navios de propulsão nuclear, que diminuem as vibrações e conseqüentemente a emissão de ruídos para fora do casco. Assim o Scorpene pode realizar missões anti-submarino e anti-superfície em qualquer condição de mar, além de operações de infiltração e exfiltração de comandos, sempre com alta taxa de discrição. O sistema de combate é o SUBTICS (Submarine Tactical Information and Command System), composto de seis consoles multifuncionais, cada um com duas telas e uma mesa de análise tática, integrando também os sistemas de navegação, de controle de armas e os diversos sensores de detecção de superfície e acústicos (sonares).
O
Scorpene possui alto índice de automação, com sistemas
monitorando continuamente o leme, a propulsão, os diversos compartimentos
que possam afetar a segurança quando submersos e o controle de
avarias ou perigos eminentes, como fogo, presença de gases e perda
de pressão. A propulsão é garantida por dois motores
diesel com potência unitária de 1.600 hp e um motor elétrico
gerando 3.600 hp, permitindo ao Scorpene atingir velocidades de até
20 nós quando submerso. A DCN oferece como opção
um modelo equipado com propulsão AIP (Air Independent Propulsion),
denominado AM 2000, que pode permanecer em mergulho três vezes mais
tempo do que a versão sem AIP, porém com custos operacionais
e logísticos bem maiores. O Scorpene possui seis tubos de lançamento
de 21 polegadas, podendo transportar 18 torpedos ou uma combinação
destes com mísseis.
Em missões de minagem sua capacidade é de 30 minas navais.
A Marinha do Chile foi a primeira a encomendar, em 1997, duas unidades
batizadas de O'Higgins e Carrera, ambas já entregues. Em 2002 foi
a vez da Malásia assinar contrato de aquisição também
de duas unidades. Mais recente, em 2005, o governo da Índia encomendou
seis unidades do Scorpene, a serem construídos naquele país
com assistência técnica das empresas francesas Thales e DCN. |
Origem
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França
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Dimensões
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comprimento: 63 m / boca: 5,5 m / calado: 6 m
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Tripulação
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32 membros
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Deslocamento
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1.450 ton.(superfície) / 1.590 ton.(submerso)
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Propulsão
/ potência
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Diesel-elétrica / 6.800 hp
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Armamento
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18 torpedos / mísseis ou 30 minas navais
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Variantes
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CM 2000 (propulsão convencional)
AM 2000 (propulsão AIP) |