Selous Scouts

Atuação: Rodésia - 1977


Criada em dezembro de 1973 e extinta em março de 1980, a unidade britânica dos Selous Scouts teve menos de sete anos de história operacional. Mesmo em tão curto intervalo de tempo, destacou-se em operações nas selvas do continente africano. Na linguagem militar "scout" significa "esclarecedor", elemento da infantaria incumbido de realizar reconhecimento de combate. O Regimento dos Selous Scouts adotou esse nome em homenagem a um explorador britânico, Frederick Courtney Selous, que teve importante papel na conquista da Rodésia (atual Zimbabwe).

Organizada como força de reconhecimento, tinha como principal função localizar na floresta os ardilosos guerrilheiros nacionalistas e fornecer informações ao comando central das forças de segurança rodesianas. Formado somente por voluntários, apenas 15% dos pretendentes adquiriam o direito de usar a boina marrom da unidade. O sucesso dos Selous Scouts no desempenho de sua missão é irrefutável: creditou-se oficialmente a eles a responsabilidade pela baixa de 68% dos guerrilheiros, com a morte de apenas quarenta esclarecedores em ação.

O efetivo do regimento era de pouco mais de 1.500 homens, com formação tática básica composta de três seções de oito homens, que na selva dividiam-se em dois grupos menores para dificultar a sua detecção pelo inimigo. Além de sua função principal, os Selous Scouts tinham um segundo papel, secreto,a desempenhar. Esclarecedores negros se infiltravam entre os guerrilheiros para poder antecipar suas intenções e eliminar seus líderes. Por diversas vezes atuavam fora das fronteiras do país e a mais importante dessas ações foi o ataque contra o campo de refugiados rodesianos em Nyazonia, Moçambique, quando cem esclarecedores, disfarçados de soldados da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), cercaram o campo onde estavam cerca de 5.000 pessoas e mataram mais de seiscentos rodesianos, a maioria guerrilheiros.

A capacidade de destruição de uma força tão pequena constituiu prova da superioridade tática dos Selous Scouts em relação aos nacionalistas. Mas no final isso não bastou. A vitória de Robert Mugabe nas eleições de 1980 selou o fim do colonialismo britânico na Rodésia, agora rebatizada de Zimbabwe, e marcou a extinção do Regimento dos Selous Scouts.

Os Selous Scouts apresentavam um aspecto deliberadamente desleixado tanto no uniforme como na aparência geral, como mostra a figura do soldado acima. A única parte oficial do uniforme desse soldado é a camisa, no estilo camuflado rodesiano. O gorro de lã, o calção e a bota não seguem qualquer padronização. Os esclarecedores utilizavam diversos tipos de equipamento, inclusive bolsas no estilo vietcongue. O cinturão britânico tem bolsas para munição e dois cantis plásticos americanos. O fuzil FN FAL de 7.62 mm está pintado com cores de camuflagem, uma prática comum no Exército rodesiano.



www.militarypower.com.br
Sua revista digital de assuntos militares