LAAD 2009 - Latin America Aero & Defence

Abbud diante de uma viatura blindada 6x6  Cascavel do Exército Brasileiro. Novidades, muitas novidades. Isto define bem o que foi a LAAD 2009 e a maioria delas envolvendo nossas Forças Armadas, o que é um bom sinal de que as coisas podem estar mudando na área de Defesa. A começar pelo layout da própria Feira onde as empresas nacionais tiveram seus estandes agrupados em um setor específico, equivalente a 25% da área total. Outros países também montaram pavilhões como a França, Itália, África do Sul e Israel, onde aglutinaram as suas principais empresas e os estandes das gigantes americanas Lockheed Martin, Boeing, Raytheon e Sikorsky mais uma vez dominaram a entrada do pavilhão. Nos quatro dias do evento circularam por seus corredores cerca de 18 mil visitantes para conhecer os equipamentos de 336 expositores, reunindo pessoas de 56 países, números recordes que atestam o sucesso da iniciativa. Já no primeiro dia da LAAD, o Comando da Aeronáutica e a Embraer assinaram um contrato no valor de US$ 1,3 bilhão para o desenvolvimento do avião de transporte KC-390, cujo projeto sofreu algumas modificações para atender as especificações da FAB, como maior capacidade de carga, alteração do desenho da cauda (agora mais alta) e motores mais potentes que os originais. Espera-se a entrega da primeira aeronave em 2015 e especula-se uma encomenda de cerca de 20 a 30 unidades. Outro destaque da Feira foi a apresentação do mock up em tamanho real da nova viatura blindada sobre rodas (VBTP-MR) do Exército Brasileiro, um projeto conjunto do CTEx com a empresa italiana Iveco, com um lote de pré-série de 16 unidades já contratado. Eu, particularmente, fiquei bastante impressionado com o VBTP-MR por seu grande porte ainda que com um chassi 6x6 já que todos só o conheciam através de desenhos em folders ou artigos de revistas. No estande da Mectron pode-se observar de perto os mísseis ar-ar MAA-1B Piranha com novos aviônicos e com novo desenho das aletas dianteiras, e o anti-radiação MAR-1, este com 100 unidades comercializadas com o Paquistão, o que indica a maturação de seu projeto. Uma surpresa ficou por conta da Britanite que em parceria com a Mectron desenvolveu um kit para ser acoplado em bombas Mk.82 ou Mk.83, composto de duas partes: a traseira com quatro aletas estabilizadoras e a dianteira com o sistema de orientação por GPS/INS que permite um alcance entre 16 a 24 km, dependendo da altitude de lançamento, com margem de erro de apenas 6 metros. A Inbrafiltro trouxe o protótipo de seu veículo blindado leve (VBL), com faces externas inclinadas para reduzir a força de impacto de projéteis e sem rebites ou dobradiças aparentes, dotado de uma torreta automática equipada com uma metralhadora .50, muito útil em missões de reconhecimento ou patrulha. A tradicional empresa gaúcha Agrale expôs sua linha de veículos leves 4x4 Marruá, especialmente os modelos AM1 para quatro pessoas, AM10 para cinco pessoas e AM20 para transporte de pequenas frações de tropa ou até 750 kg de carga, operacionais com os exércitos ou fuzileiros navais do Brasil, da Argentina e mais recentemente do Equador.

Abbud em frente ao blindado 8x8 Piranha IIIC dos Fuzileiros Navais.Na oportunidade a Marinha do Brasil assinou contrato com a Embraer no valor de US$ 140 milhões para a modernização de 12 aeronaves AF-1 e AF-1A (A-4 Skyhawk) contemplando uma nova arquitetura de aviônica, motorização, revisão da estrutura da aeronave e instalação de novo radar, permitindo sua operação com plena capacidade de combate por mais quinze anos. A francesa DCNS, entusiasmada com a venda de quatro submarinos Scorpene para o Brasil, montou um estande com maquetes dos seus principais produtos e com um simulador do sistema de combate tático naval Subtics. As empresas israelenses, reunidas em um pavilhão, mostraram mais uma vez a excelência de seus produtos nas áreas de comunicação & controle, mísseis (Derby e Python 5) e pods para aviação (Litening III e Reccelite), embora ficassem devendo no quesito "simpatia" de seus técnicos. As decepções ficaram por conta da francesa Dassault e da sueca Saab, que apesar de finalistas do Programa FX-2 não trouxeram os simuladores de vôo de suas aeronaves, limitando-se a divulgá-las através de maquetes, situação não compartilhada  pela outra concorrente, a americana Boeing, que montou um simulador completo do F-18E Super Hornet em seu estande, atraindo um grande público durante todo o evento. Não podemos nos esquecer das dezenas de pequenas empresas expositoras, dos mais diversos países como Polônia, Coréia do Sul, República Tcheca, Áustria e Turquia, que apesar de não terem tradição em equipamentos de grande porte como caças, navios ou tanques, trazem a sua importante contribuição nos setores de fardamento, proteção individual, fuzis de assalto, pistolas, munições de diversos calibres, equipamento de comunicação, entre tantos outros produtos. Na área externa do Riocentro estavam expostos veículos blindados, como o Piranha IIIC, SK 105 Kürraisser e o AAV 7A1 CLAnf todos dos fuzileiros navais; um exemplar do blindado Cascavel e um veículo leve Gaucho (projeto brasileiro-argentino) ambos do Exército Brasileiro(EB); e helicópteros HM-3 Cougar e HM-1 Pantera do EB e um Esquilo da Marinha. A Latin America Aero & Defence nos proporciona a oportunidade de colher muito material técnico com informações fornecidas pelo próprio fabricante e tirar fotos em detalhes poucas vezes permitidas fora deste ambiente, mas principalmente nos permite rever velhos amigos e fazer novos contatos. Agradeço a atenção com que fui recebido nos estandes da Revista ASAS, onde tive o prazer de conhecer seu diretor Cláudio Lucchesi e João Paulo Moralez, do site Defesanet onde reencontrei Nelson During e Kaiser Konrad e principalmente a calorosa acolhida que sempre nos dispensam os nossos grandes amigos da Revista Tecnologia & Defesa, da qual temos a honra de ser parceiros, cujo estande é a nossa "casa" na LAAD, na figura de seu editor-chefe Francisco Ferro e dos consultores Ronaldo Olive, Paulo Maia e Reginaldo Bacchi. A todos o meu cordial e fraterno abraço. Nos vemos na LAAD 2011.


                                 www.militarypower.com.br                                   eXTReMe Tracker
                       A sua revista de assuntos militares na internet