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F-39E Gripen em sua primeira participação na CRUZEX


Em sua estreia global em um exercício multinacional, a CRUZEX 2024 entre os dias 3 e 15 de novembro,
a aeronave superou as expectativas, com altas taxas de disponibilidade e de execução das missões.

 

 

Os F-39E Gripen iniciam operação junto ao 1ºGDA


As primeiras aeronaves de série da FAB (4101, 4102, 4103 e 4104) iniciaram, em 19/12/22, as
atividades operacionais pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), na Base Aérea de Anápolis.

 

 

FAB 4101 - Primeira aeronave de série está pronta


O primeiro F-39E Gripen de série da FAB (01) saindo da linha de montagem na Suécia,
já com o IRST instalado na parte superior esquerda do nariz, próximo ao cockpit.

 

 

FAB 4100 - Primeiro voo em céus brasileiros


Primeiro voo do F-39E Gripen (FAB 4100), realizado em 24/09/2020, nos céus do Brasil.

 

 

FAB 4100 - Primeiro voo na Suécia


Foto oficial do primeiro voo do F-39E Gripen (FAB 4100), realizado em 26/08/2019, na Suécia.

 

 

Apresentação Oficial


Foto oficial do primeiro F-39E Gripen entregue à FAB, em 10/09/2019, na Suécia.

 

 

 

Infográfico

 


 

A aeronave



A aeronave agora denominada Gripen E (na fase de projeto Gripen NG, Next Generation), do grupo sueco SAAB, é um modelo supersônico monomotor projetado para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas e desenvolvido para se adaptar à evolução das ameaças e exigências operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas. A versão brasileira, a partir do projeto original a ser desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional. A versão padronizada para a operação é a monoposto. Entretanto, a versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto. Dotada de um sistema de reabastecimento em voo, a aeronave será capaz de defender nosso espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil. Tais características, aliadas ao desempenho da aeronave, possibilitarão um expressivo ganho na capacidade operacional da FAB. O Gripen E integra um conjunto completo de sensores, com total flexibilidade de integração de armamento, podendo ser equipado com armas adquiridas de outros fornecedores no mundo.

A capacidade de sobrevivência é garantida pelo equilíbrio existente entre as baixas assinaturas no espectro visível, infravermelho e radar, assim como por um avançadíssimo sistema modular de Guerra Eletrônica e de Autoproteção. Como caça multiemprego de última geração para desempenhar todas as missões designadas pela Força Aérea Brasileira, incorpora elevado alcance operacional, capacidade de carga útil e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW). Este recurso será significativamente aprimorado, pois será operado em combinação com os sistemas da aeronave E-99 Erieye da Embraer. Dotado de um avançado sistema de armas, o Gripen E será capaz de lançar uma vasta gama de mísseis e bombas guiadas, muitos deles já integrados ao caça. O projeto, flexível e modular, faz com que o seu aprimoramento e desenvolvimento contínuo apresentem tanto baixo risco como excelente custo-benefício. O programa cobre o desenvolvimento de todos os principais sensores e aviônicos, inclusive a comunicação de dados, os sistemas de autoproteção, a integração de armas, bem como os aprimoramentos da estrutura do avião e de sua motorização.

A plataforma possui uma grande capacidade de crescimento, o que é uma garantia de que atenderá a todas as demandas futuras. Graças aos seus novos tanques de combustível (40% maiores do que nas versões C/D) a aeronave tem excelente comportamento nos quesitos alcance e raio de ação. Na configuração de Patrulha Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “na estação”. Tem um alcance de translado de 4.000 km. O Gripen E é considerado um dos caças mais ágeis em combate próximo na atualidade, ao combinar um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital. Incorpora os sistemas de links de dados multifrequenciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo ao piloto uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de operação. Esta perfeita condição se deve a um avançado cockpit 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com visor acoplado HMD (Helmet Mounted Display).

O seu sistema de missão resulta da fusão total dos dados de seus sensores e, em decorrência, possibilita uma capacidade de combate excepcional, garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes. O motor General Electric F414G incorpora avançada tecnologia, um turbojato modular com pós-combustão, baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22.000 lb ou 98 kN, o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen C/D, viabilizando velocidade de supercruise equivalente a Mach 1.2, com armas ar-ar. Equipado com o radar AESA ES-05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a SAAB e com a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante móvel (swash plate), permitindo cobrir ângulos de até 100° horizontalmente ou verticalmente. O ES-05 Raven traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, tais como: melhor rastreamento de alvo; amplo campo visual; flexibilidade de modos; maior alcance de detecção; melhores dados eletrônicos de suporte; maior disponibilidade operacional; e menores custos de ciclo de vida. Uma garantia da alta probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a combinação de baixas assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com uma cabine digital inteligente. O uso do radar AESA em conjunto com o sensor de Busca e Rastreamento Infravermelho IRST (InfraRed Search & Track) e uma complexa fusão de sensores, incluindo a melhor integração de armas de última geração com o conjunto de guerra eletrônica, pode-se garantir que a aeronave coloca-se na condição de “Enxergar primeiro, acertar primeiro!”. Até o momento a Força Aérea Brasileira já recebeu 9 unidades do F-39E Gripen, operacionais junto ao 1º GDA, na Base Aérea de Anápolis.

Para acessar uma análise detalhada da escolha do Gripen NG para a FAB, clique aqui

 



Dimensões
 
 
 
compr.: 15,2 m / enverg.: 8,6 m / h: 4,5 m
Peso
16,5 ton (máximo na decolagem)
Velocidade
Mach 2 (super cruise Mach 1.2)
Propulsão
01 turbina GE F-414-39E,
com empuxo de 22.000 lb (98 KN)
Manobrabilidade
mínima de -3g e máxima de 9g
Carga bélica
7.200 kg
(em 10 estações sob as asas e fuselagem)
Alcance
4.000 km (máximo de translado)
Distância para pouso
cerca de 600 metros
Substituição da turbina
cerca de 1 hora
Tempo de imobilização em solo
cerca de 10 minutos
(reabastecimento e rearmamento)
Custo por hora de voo
US$ 5.000,00

 

Visualização em ângulos

 

 

 

Visualização em corte

 

 

Cockpit

 


 

 

Armamentos integrados

 

 

 

Configurações de armamentos

 

 

 

Radar e Turbina

 

Radar AESA ES-05 Raven
 
Turbina GE F- 414G

 

 

Raio de combate

 

 

 

Fornecedores

 

 

 

Infográficos

 

 

 

 

Esquema de pintura


 

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