Helicóptero
Lynx - Grã Bretanha / França |
O Lynx naval, desenvolvido em conjunto pela Aérospatiale francesa e pela Westland britânica na década de 60, é uma variante com rodas do aparelho multifunção com esquis que serve às forças terrestres. Suas funções incluem combate anti-superfície, anti-submarino, busca e salvamento e transporte leve. Mais de 200 unidades estão operacionais em onze Marinhas e já foi provado em combate em dois grandes conflitos, na Guerra das Malvinas, em 1982 e na Guerra do Golfo, em 1991. A estrutura principal do pod semi-monocasco e da lança dos Lynx foi feita com uma liga metálica leve, usando fibra de vidro para as carenagens e portas de acesso. Os dois tripulantes sentam-se lado, com o piloto à direita e o navegador à esquerda. A propulsão do aparelho é feita por um rotor principal semi-rígido de pás de plástico reforçado com fibra de vidro sobre um núcleo de Nomex. As pás podem ser dobradas para trás e a deriva para a frente, facilitando a guarda nos pequenos hangares dos navios. As versões navais usam duas turbinas Rolls-Royce GEM-42, com 1.128 hp de empuxo unitário. Sua operação nos convés de popa exige técnicas especiais, e para tanto possui uma trava hidráulica, um arpão para prendê-lo a uma rede metálica na plataforma, rodas totalmente articuladas e freios de recuo, que usados em conjunto facilitam e tornam mais seguros os pousos e decolagens em alto mar. O protótipo voou em maio de 1972 e após um programa normal de desenvolvimento, o primeiro esquadrão operacional de Lynx da Royal Navy estabeleceu-se a bordo do Birmingham, em 1978.
Usuários: Grã-Bretanha, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Malásia, África do Sul e Portugal. |
Dimensões
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comprimento: 15,1 m / altura: 3,4 m / diâmetro do rotor: 12,8 m
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Velocidade
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232
km/h
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Alcance
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595
(máximo)
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Peso
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4.763
kg
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Motores
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2
turbinas Rolls-Royce GEM-42, com 1.128 hp cada uma.
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Armamento
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Mísseis
Sea Skua, torpedos Mk46 ou uma metralhadora.
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