Helicóptero
AH-1 Cobra - Estados Unidos |
No início de 1962, um comitê do Exército americano (US Army) elaborou um relatório que constituiu a primeira aprovação ao uso de helicópteros armados de escolta no âmbito da guerra aérea moderna. Em 1965, a necessidade urgente de um helicóptero de ataque para ser usado na Guerra do Vietnã, fez com que o US Army anunciasse as especificações para o seu Advanced Aerial Fire Support System (AAFSS, sistema aéreo avançado de apoio de fogo). Como aeronave provisória foi escolhido o modelo 209, da Bell Textron, com uma fuselagem estreita e esguia, com uma tripulação de dois homens. Este possuía apenas uma turbina T-53-L-11 de 1.115 hp e utilizava muitos componentes do robusto UH-1 Iroquois, sendo designado AH-1G Cobra, dos quais 1.200 unidades foram fabricadas. Pós-Vietnã surgiu a versão AH-1Q, utilizando mísseis anti-tanques TOW, para enfrentar a ameaça blindada soviética na Europa. O US Marine Corps logo se interessou pelo Cobra, mas optou pela versão bimotor, o AH-1J. A versão atual AH-1W Super Cobra deve as suas origens a uma proposta de estudo para a Aviação iraniana de um aparelho atualizado chamado AH-1T, no qual as turbinas T53 foram substituídos pelas turbinas T-700-GE-401 de 1.660 hp. Graças a estes motores mais potentes, o Super Cobra goza de melhor relação empuxo/peso do que qualquer helicóptero de sua categoria. O rotor principal com duas pás de 14,6 m, com o uso de materiais compostos em sua confecção, proporciona grande sustentação ao AH-1W. Os dois membros da tripulação, o piloto no assento traseiro e o artilheiro à frente, ocupam um cockpit confortável, em tandem, com HUD e aviônicos de alta tecnologia compatíveis com óculos de visão noturna, numa cabine totalmente blindada.
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Origem
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Estados
Unidos
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Velocidade
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314 km/h (máxima)
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Dimensões
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comprimento: 17,6 m / altura: 4,3 m
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Peso
máximo
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6.690 kg
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Raio
de ação
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635 km
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Motores
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2 turbinas GE T-700-401, com potência de 1.660 hp
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Armamento
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Canhão M-197 de 20 mm, mísseis TOW
ou Hellfire e foguetes Hydra de 70 mm. |