SEAL / DEVGRU - Estados Unidos

Atuação: Caçada a Bin Laden - 2011


O United States Naval Special Warfare Development Group (NSWDG), que tem como núcleo operacional os membros do SEAL Team Six (ST6), popularmente conhecido como DEVGRU, está entre as quatro mais secretas unidades contra-terrorismo e para missões especiais dos Estados Unidos. A maioria das informações sobre este grupo são altamente classificadas e detalhes de suas atividades não são comentadas nem pelo Departamento de Defesa, nem pela Casa Branca. Embora esteja administrativamente vinculada ao Naval Special Warfare Command, operacionalmente atua sob as ordens do Joint Special Operations Command em perfeita sintonia com as demais unidades de forças especiais americanas.

As origens do ST6 remontam a 1980, aos meses posteriores à fracassada Operação Eagle Claw, montada para tentar resgatar os reféns em poder de revolucionários iranianos na embaixada dos EUA no Irã, quando a US Navy percebeu a necessidade de ter uma equipe dedicada a ações contra-terrorismo em tempo integral. Em 1987, o ST6 foi oficialmente desmembrada das demais equipes SEAL e recebeu a denominação oficial acima citada, abreviada para DEVGRU. Seus membros são todos voluntários oriundos das outras equipes SEAL, passando por rigorosos testes físicos e psicológicos antes de iniciarem a fase de treinamento.

Apesar de já ter atuado em diversas zonas de combate, como em Granada em 1983, na Somália em 1993, na Bósnia de 1992 a 1995 e no Afeganistão desde 2001, o DEVGRU só teve sua existência revelada ao público em geral após a mais famosa de suas missões: a Operação Lança de Netuno, em maio de 2011. Na madrugada do dia 2 de maio, o Esquadrão Vermelho do DEVGRU, transportado por helicópteros MH-60 Black Hawk modificados, lançou um ataque fulminante sobre a casa onde se escondia Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda, matando o o homem mais procurado do mundo ocidental, numa ação espetacular que durou 38 minutos e acompanhada em tempo real pelo presidente americano e seus assessores na sala de situação da Casa Branca. Todos os membros do DEVGRU retornaram ilesos.

Entre os equipamentos do soldado ao lado destacam-se o fuzil Colt Commando M-4, de 5.56 mm, com mira a laser, capacete de desenho diferenciado com óculos de visão noturna e equipamento de comunicação acoplados, cinturão com bolsas para munição e suprimentos de primeiros-socorros, podendo se observar na parte da frente uma pistola automática de 9 mm e granadas de efeito moral. O uniforme, com tecido reforçado na região dos joelhos e dos cotovelos, apresentando padrão de camuflagem para áreas desérticas, pixelizado e com as insígnias em tons de baixa visibilidade.

 



www.militarypower.com.br
Sua revista digital de assuntos militares