LAAD 2005 - Latin America Aero & Defence


O tempo não passa. Voa. No final de um artigo sobre a LAD 2003, escrito logo após o evento em abril daquele ano, me despedi dos leitores desenjando revê-los na LAAD 2005. Pois bem, aqui estamos nós outra vez caminhando pelos corredores desta que continua sendo a maior exposição de equipamentos de defesa de nosso continente e uma das maiores do mundo. Mais de trezentos fabricantes de 30 países se esmeraram na montagem dos stands e na apresentação de seus produtos, para tentar atrair a atenção dos potenciais compradores, representados por delegações de várias partes do mundo. Ainda não foi desta vez que tivemos as esperadas demonstrações aéreas, com a vinda das principais aeronaves de combate para evoluir nos céus do Rio, como regularmente acontece em Le Bourget, Farnborough ou em Santiago do Chile (FIDAE). Na área externa do Riocentro, exposições estáticas de helicópteros, entre eles os impactantes AS-532 Cougar (HM-3) e S-70A Black Hawk (HM2), ambos da Aviação do Exército e o pequeno mas ágil Super Lynx (AH-11) da Marinha do Brasil, legítimas máquinas de guerra, potentes e modernas. Lá dentro, as gigantes Lockheed Martin e Boeing mais uma vez monopolizavam a entrada principal, porém seus amplos espaços estavam subaproveitados ocupados apenas por pequenas maquetes, que não representam a enorme gama de produtos que fabricam. Nota-se um aumento no número de stands que representam expositores de um mesmo país, localizados numa área comum, como foi o caso de Itália, França, Israel, Espanha e Índia, todos muito bonitos visualmente, localizados em pontos estratégicos com o intuito de atrair um maior número de visitantes, potenciais compradores. Os italianos destacaram o novo torpedo Black Shark da WASS; os israelenses mostraram os mísseis ar-ar Python 5 (médio alcance) e Derby (BVR) da Rafael, fortes candidatos para equiparem os novos F-5 BR, tendo sido demonstrados à FAB nas comemorações do dia da Aviação de Caça; os franceses apresentaram o Mirage 2000 e o Rafale (maquetes num dos stands mais bonitos da Feira) da Dassault, ainda sonhando com a retomada do Projeto FX no médio prazo; e os indianos valorizaram as conquistas de sua incipiente indústria bélica, que produz fuzis de assalto, carros de combate, aeronaves e vários tipos de mísseis, contando muitas vezes com apoio tecnológico russo.

As poucas novidades da LAAD 2005 ficaram por conta da brasileira Troller, que apresentou uma versão do jipe T4-M com três lançadores de mísseis anti-tanque MSS 1.2 em desenvolvimento pelo Exército e a versão militar do veículo médio Pantanal; do simulador de vôo do caça sueco Gripen, muito concorrido com seu cockpit sempre ocupado e contando com um piloto de testes da SAAB para ajudar nas explicações aos visitantes; e do exemplar do veículo blindado finlandês EADS Patria AMV 8x8 de formas elegantes, espaçoso e podendo ser configurado em várias versões, de acordo com a necessidade do usuário. Especula-se que num futuro próximo o AMV possa vir a ser fabricado no Brasil, através de uma joint venture envolvendo a EADS, a Imbel e talvez a sul-africana Denel, para atender os requisitos do Exército Brasileiro. Nos bastidores da Feira circularam informações sobre possíveis ofertas de caças para substituírem nossos veteranos Mirage III BR, sendo que a Gripen International teria proposto à FAB o leasing de 12 aeronaves com capacidade multifuncional e sistema de armamentos totalmente integrado. Outra possibilidade seriam os Mirage 2000 de segunda mão da Força Aérea Francesa ou dos Emirados Árabes, porém até o final do evento não havia confirmação oficial dessas ofertas. Empresas fabricantes de radares, equipamentos de comunicações, armas leves, uniformes, munições e veículos de transporte, itens igualmente importantes para quaisquer Forças Armadas também estavam presentes, em stands menores e mais discretos, como a Harris, Glock, Thales, Rohde & Schwarz, Tadiran, CBC, Imbel e Rheinmetall dentre outras. Enfim, nos corredores da LAAD 2005 há muito para se ver e conhecer, mas o que realmente conta é o convívio e a troca de idéias com especialistas, técnicos e amigos que temos o prazer de reencontrar nestas raras ocasiões, como Francisco Ferro, Degenar Drumond e Paulo Maia da nossa querida "Tecnologia & Defesa" (revista oficial), em cujo stand passei momentos agradáveis com bom papo e muita camaradagem, Alberto Pinheiro, oficial PM, amigo de infância hoje responsável pela segurança da governadora Rosinha Matheus, Mário Carneiro e Maria do Carmo Mury da Segurança & Defesa, e Nelson Düring e Kaiser Konrad do site Defesanet. Tomo a liberdade de marcar outro encontro daqui a dois anos: vejo vocês na Latin America Aero & Defence 2007. Até breve!


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