Sargento
da 101ª Airborne Division - EUA Segunda Guerra Mundial Atuação: Europa - 1944 / 1945 |
Os homens da 101ª Airborne Division tiveram atuação destacada em algumas das principais batalhas no teatro de operações europeu. No desembarque Aliado na Normandia ("Dia D") em 6 de junho de 1944, um dos objetivos dos paraquedistas da 101ª era proteger as quatro saídas da "Utah Beach", entre as localidades de St Martin-de-Varreville e Pouppeville, garantindo uma rota segura para a 4ª Divisão de Infantaria deixar a praia ao fim daquela manhã. Outros objetivos incluiam destruir uma bateria de artilharia alemã em St Martin-de-Varreville, capturando alguns prédios próximos a Mésières, que acreditavam estar sendo usados pelos inimigos como alojamentos e posto de comando; capturar o entroncamento do rio Douve próximo a cidade de Carentan, capturar duas passarelas para pedestres neste rio na altura de La Porte; e destruir as pontes da rodovia em Saint-Côme-du-Mont, garantindo o controle do vale do rio Douve. Sua missão secundária era proteger o flanco sul do VII Corpo de Exército e para isto destruiram duas pontes ao longo da rodovia para Carentan e uma ponte férrea a oeste da cidade. Neste processo as unidades da 101ª causaram a interrupção das comunicações alemãs, provocando confusão entre as tropas inimigas, estabeleceram bloqueios para dificultar a chegada de reforços nazistas às praias da Normandia e asseguraram uma linha defensiva entre a "cabeça de praia" e a cidade de Valognes. Seus homens haviam sido lançados atrás das linhas inimigas nas primeiras horas do dia 6 e sua ação foi fundamental para o êxito da invasão Aliada naquele setor. Entre 17 e 25 de setembro de 1944, a Divisão participou, integrando o VIII Corpo Aerotransportado, da Operação Market Garden cujo planejamento previa a captura de diversas pontes ao longo da rodovia 69 sobre os rios Maas e Reno na Holanda, criando um corredor por onde unidades blindadas britânicas flanqueariam a linha defensiva alemã, a "Siegfried Line" (uma cadeia de fortificações na fronteira com a França, construída antes da guerra), avançando rapidamente em direção ao nordeste da Alemanha, cercando o vale do Ruhr coração industrial dos nazistas, no intuito de acelerar o fim da guerra. No início a 101ª encontrou pouca resistência e alcançou a maior parte de seus objetivos, contudo a demolição pelo inimigo de seu objetivo principal a ponte sobre o canal Wilhelmina, atrasou seu avanço. Para compensar, tentou sem sucesso a captura de outra ponte, em Best alguns quilômetros adiante, pois desta vez esbarrou em uma determinada resistência da infantaria alemã com apoio de tanques. Outras unidades também encontraram forte oposição e só restou aos Aliados retirar seus paraquedistas de lá o quanto antes, o que ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro. Este longo setor da rodovia de responsabilidade da 101ª ficou mais tarde conhecido como a "Rodovia do Inferno". Mas seu teste em combate mais difícil ainda estava por vir. Entre dezembro de 1944 e janeiro de 1945 os paraquedistas da 101ª teriam que defender a qualquer custo os entroncamentos rodoviários da cidade belga de Bastogne, durante a Batalha do Bulge. Na região de florestas das Ardenas, Hitler havia concentrado mais de 275.000 homens, centenas de tanques e perto de 2.000 peças de artilharia numa última tentativa desesperada de conter o avanço Aliado pelo oeste e ganhar tempo para se defender da ofensiva soviética pelo leste. Portanto a manutenção do domínio sobre este ponto estratégico pelos americanos era fundamental para negar aos alemães o uso desta rede de rodovias e atrasar seu avanço consideravelmente. Em 17 de dezembro a vanguarda das forças nazistas chegou às portas da cidade. Incapaz de capturá-la com um assalto direto, os alemães optaram por contorná-la. Cercados, os paraquedistas da 101ª protegeram suas posições em Bastogne com unhas e dentes, apesar de estarem sem apoio de fogo pesado e com poucos suprimentos. No dia 22, com os americanos quase no limite de suas forças, o mau tempo, que tanto tinha beneficiado os alemães, começou a melhorar permitindo não só que as aeronaves aliadas lançassem os tão desesperadamente necessários suprimentos, como também restabelecessem a superioridade aérea dos Aliados. Finalmente a ajuda aos valentes defensores da cidade estava a caminho. Um dia depois do Natal de 1944, como um presente, as tropas do Terceiro Exército liderado pelo general George Patton romperam o perímetro alemão e a sua ponta de lança, a 4ª Divisão Blindada fez contato com a 101ª Airbone Division. A heróica defesa de Bastogne selou o destino da ofensiva alemã. Menos de cinco meses depois, Hitler cometeria suicídio e a guerra na Europa chegaria ao fim. |
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