Submarinos-aeródromo japoneses Como o Japão utilizou esta arma secreta para atacar o território continental dos Estados Unidos. |
Nenhum dano sério foi causado nos dois ataques aéreos, mas o I-25 conseguiria afundar, com seus torpedos, dois petroleiros que cruzaram seu caminho, antes de retornar à sua base. Em 1942 a Marinha Imperial iniciou a construção dos submarinos I-400 da classe Sen Toku, sendo até então os maiores submergíveis já construídos, muito maiores do que seus congêneres americanos ou qualquer submarino convencional do pós guerra, perdendo em tamanho somente para os primeiros submarinos nucleares. Com deslocamento de 5.200 toneladas, medindo 122 metros, cada I-400 podia carregar três aeronaves modelo Aichi M6A1, especialmente desenhadas para atacar alvos de grande importância estratégica, como o Canal do Panamá e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Com uma tripulação de 145 homens, capaz de alcançar a velocidade de até 18 nós, possuía um alcance de mais de 37.000 milhas náuticas (69.000 km), suficiente para dar meia volta em torno do planeta. Eram equipados com oito tubos de torpedos, um canhão de 140 mm no deck e diversos canhões anti-aéreos de 25 mm. A intenção dos japoneses era construir doze belonaves dessa classe, porém apenas três foram comissionadas I-400, I-401 e I-402, sendo que esta última foi convertida em submarino de reabastecimento de combustíveis. As aeronaves Aichi M6A1 foram desenhadas para serem dobradas e acondicionadas em um pequeno hangar cilíndrico de 38 metros, localizado na popa do submarino. Eram aviões compactos, de alta performance para uma aeronave monomotor e preparados para carregar torpedos como sua arma ofensiva principal. Teoricamente, cada aeronave podia ser retirada do hangar e ser preparada para decolar em menos de 10 minutos.
Depois de dois ataques americanos com bombas nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no início de agosto, o Imperador Hirohito em pronunciamento no rádio em 15 de agosto, ordenou que todas as forças japonesas se rendessem e depusessem suas armas. Os comandantes do I-400 e I-401 ainda consideraram continuar com a missão, mas finalmente obdeceram à ordem de seu Imperador. Todas as aeronaves e torpedos foram lançados ao mar e os documentos relativos à missão foram destruídos. Quando retornavam para casa foram interceptados pela Marinha americana a leste de Honshu. Nesta ação ocorreu um fato histórico interessante: o comandante americano que assumiu um dos submarinos japoneses capturados era John S. McCain Jr. que depois seria pai do futuro aviador naval, senador pelo estado do Arizona e candidato a presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2000, John S. McCain III. O I-400 e o I-401 com tripulação americana foram levados para a base naval de Pearl Harbour, no Havaí, onde seriam analisados detalhadamente pelos engenheiros da US Navy e posteriormente afundados em águas profundas, em 1946. Curiosamente, durante a travessia, foram encontrados dentro dos submarinos uma enorme quantidade de ratos e insetos, que foram prontamente exterminados, porém até hoje não se sabe se estes animais daninhos foram usados como cobaias para testar agentes biológicos. |
![]() www.militarypower.com.br Sua revista digital de assuntos militares |